4ª Edição do Prêmio Empoderadas
O programa Empoderadas de Miracema participará da 4ª Edição do Prêmio Empoderadas!
O programa Empoderadas de Miracema participará da 4ª Edição do Prêmio Empoderadas com um convite especial aos instrutores Rodolpho Braga e Maria Fernanda Richard e ao vereador e apoiador do projeto Jocimar Freire, que foi o principal responsável por trazer o programa para nossa cidade e também por expandir para Paraíso do Tobias e Santo Antônio de Pádua!
O Evento acontecerá no dia 19 de setembro ás 20:00h no hotel Copacabana Palace em Copacabana, Rio de Janeiro.
Este evento notável celebra as conquistas extraordinárias de personalidades, que têm se destacado em suas áreas de atuação, contribuindo assim para um futuro mais igualitário, servindo de grande inspiração na luta e combate à violência de gênero.
Nesta edição do Prêmio Empoderadas, teremos a honra de contar com a presença de líderes influentes, profissionais excepcionais e mentes criativas que compartilham da visão de um mundo onde a força e a determinação femininas moldam positivamente a sociedade.
A noite promete ser uma celebração de realizações, networking e inspiração, enquanto homenageamos as personagens que têm impulsionado mudanças significativas em nossa sociedade. Será uma oportunidade única para reconhecermos e aplaudirmos as realizações notáveis voltadas para o combate e prevenção à violência de gênero.
APRESENTAÇÃO
O Programa EMPODERADAS, idealizado e implantado por Érica Paes, faixa preta de jiu-jitsu, 5o grau, ex lutadora de MMA e campeã mundial de Jiu-Jtsu-IBJJF que é especialista em segurança feminina e fundadora do Instituto de Defesa da Mulher Erica Paes (IDMEP), surgiu diante da preocupante situação de vulnerabilidade a que todas as meninas e mulheres estão expostas em seu dia a dia, sejam nos espaços doméstico ou público, com o intuito de minimizar as diferenças, desafiar os limites e aproximar as realidades, além de incluir e atuar na prevenção ou no enfrentamento da causa feminina e de todas as áreas sociais.
Tornando-se uma referência nacional, o projeto firma-se como um programa e uma nova estratégia que apareceu como uma possibilidade de fortalecer, ampliar e complementar as políticas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, sendo hoje parte dos programas governamentais já executados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH).
O Programa EMPODERADAS possui três anos de funcionamento e, ao longo desses anos de existência, ajudou e segue ajudando milhares de mulheres em todo o Estado do Rio de Janeiro, por meio de seusprogramas de treinamento, cursos profissionalizantes e rede de apoio que conta com advogadas, psicólogas e assistentes sociais para um melhor acolhimento das mulheres assistidas.
DADOS DO PROGRAMA
O Empoderadas vem crescendo e alcançando cada vez mais cidades do nosso Rio de Janeiro. Hoje o programa conta com 46 Polos ativos que promovem o atendimento de mulheres continuamente. Em 3 anos: Mais de 98.000 mil mulheres já foram atendidas.
AÇÕES
O Programa conta com ações especiais realizadas nos polos como por exemplo o Renasce Mulher que tem como objetivo ajudar as mulheres a obter seus documentos, certificados de cursos promovidos pelo programa, embelezamento etc.
As rodas de conversa com psicólogos sobre o dia a dia e cura de traumas, a Assessoria Legal com aconselhamento jurídico e as açõesdo dos dias “25” de cada mês que representam o Dia Laranja.
PREMIAÇÕES
Em comemoração ao sucesso do Programa, promovemos o PRÊMIO EMPODERADAS 2022, que teve por finalidade celebrar os resultados incrivelmente positivos na vida de tantas mulheres no Estado do Rio de Janeiro, ao longo desses 3 anos.
O Prêmio Empoderadas 2022 ocorreu no dia 31 de março de 2022, no Hotel Hilton Copacabana, situado na Avenida Atlântica, n.o 1020, e contou com a presença de 200 pessoas no coquetel, entre estas estavam colaboradores e personalidades de grande relevância para a existência do Programa Empoderadas, bem como da pasta de enfrentamento à violência contra mulheres do Estado do Rio de Janeiro e fortalecimento das causas femininas.
Ao todo 18 pessoas foram premiadas, como uma forma de homenagem que representa toda a gratidão e reconhecimento por seus trabalhos ativos no enfrentamento à violência contra as mulheres, com o empreendedorismo feminino, com a saúde da mulher, e todo o fortalecimento da luta feminina.
Dentre os Homenageados, tivemos autoridades, políticos, policiais, juízas, promotoras que atuam de forma eficaz na luta de ressignificação da vida das mulheres vítimas de violência.
Em maio, do dia 07 ao dia 11, na semana do mês da mulher, promovemos a ação nos carros do Metrô em parceria com o MetrôRio. A atividade contou com a abordagem da nossa equipe nos trajetos com direito a pesquisa individualizada entre os horários das 7h às 11h e 17h às 20h.
O resultado foi impactante. Foram 381 mulheres entrevistadas e todas responderam a 20 perguntas sobre situações de assédio e tipificações da violência. Com isso, conseguimos relatos e pedidos de ajuda.
Nessa pesquisa destaca-se a violência sexual onde, das 381 entrevistadas 203 foram vítimas e apenas 11 mulheres disseram nunca ter passado por nenhum tipo das tipificações exemplificadas na pesquisa.
Recentemente o Programa foi premiado com o segundo lugar no Prêmio Juíza Viviane do Amaral-CNJ/STF em Brasília DF, junto a outros 160 projetos e programas de todo o Brasil.